Pular para o conteúdo principal

SBAC-PAD Dia #3


Chuva...
Ladeira...
Igreja...
...não necessáriamente nesta ordem!

Hoje eu lembrei que o meu celular pode gravar vídeos :)
Então comecei o meu curta - Ben em Ouro Preto hehehe. Depois coloco no YouTube e colo o link aqui.

Início das palestras de hoje. Vítimas do dia:

08:30 - Implementação em Grades Computacionais de Algoritmos BSP/CGM para os Problemas da Mochila 0-1 e Mínimo Intervalar. (legal)
Edson N. Cáceres, Henrique Mongelli, Christiane Nishibe, Hercules da C. Sandim.
09:30 - Um Sistema Distribuído para Busca de Caminhos em Grafos Dinâmicos.(chato)
Marcelo Vinagreiro, Alfredo Goldman.
10:00 - Paralelização de Métodos Computacionais Aplicados à Análise das Variações do Teor de Umidade de Solos Saturados e Não Saturados. (sem comentários)
Edson Luis Padoin, Sergio Luis Dill, Roberto Schaedler Borges, Pedro Augusto Pereira Borges.

Nesse tempo todo eu tentando acessar a Internet para enviar o post de ontem e nada. Parece que alguém resolveu fazer caquinha lá no servidor e estão tentando consertar até agora. Já fui lá perguntar 2x como andam as coisas.

Aí começou uma sessão com apresentações de muleques da iniciação científica... os tópicos pareciam interessantes, então fui assistir:

10:30 - Paralelização do Módulo de Ray-tracing na Ferramenta POV-Ray.
Bruno Gonçalves de Jesus, Douglas D. Fernandes das Neves, Denise Stringhini.
Na verdade eu já tinha feito um trabalho igual a esse no fim do ano passado. Mas não achei apresentável por achá-lo ridículo demais... e eles apresentaram esse ano :|
Depois dessa, eu desisti e fui pro hall ficar na Internet (porque resolveram que o auditório não teria mais acesso à Internet).

Aproveitei organizar os arquivos de áudio e dar encontrar um site de fotos online para eu poder colocá-las aqui no site... o ImageShack parece interessante (o meu Flickr já está lotado :) )
...hum o ImageShack não está ajudando...
Vou apelar para o Flickr mesmo... depois eu apago as fotos velhas. Aproveito e coloco as fotos de ontem (no post de ontem, vai olhar de novo).

Almocei com o Gabriel e o Cláudio... voltamos para o Centro todos molhados porque não para de chover nessa cidade bizarra :|

Agora... na verdade nem tem mais nenhuma apresentação que me interessa, mas vou fingir que assisto mais algumas coisas já que estou aqui né. Se o tempo estivesse decente ia bater perna por ai. Ao invés disso tenho que ficar aqui no hall rodeado de brancos... falando em brancos... acabei de perceber que sou o único preto nesse congresso; todos os outros pretos que vi aqui no Centro são funcionários do prédio. Minto. Acabei de ver mais um preto :). É um professor da UFF (ufa)!! Pena que ele é persona non grata para eu e meu bando porque parece que andou sacaneando o Cláudio num projeto qualquer ai.

Bom, como o dia resolveu ser chato hoje e eu decidi ajudar... fiquei fazendo trabalhos o dia todo e só assisti uma última palestra de uma japa sinistro que não conseguia se fazer entender. Aliás, depois de 3 Congressos Internacionais, eu e Cláudio chegamos à conclusão que uma das coisas mais bizarras do mundo é japa (tentando) falar inglês!! Quando finalmente acabou a palestra resolvemos sair do Centro e tentar conhecer um pouco a cidade, mas não parava de chover. Fomos assim mesmo (molhei meus sapatinhos todos).

Primeiro fomos direto a uma loja na rua direita para comprar umas pedras para a esposa do Cláudio; foi quando descobri que em Ouro Preto só tem loja de pedras. Ok, não só pedras... tem também repúblicas e igrejas... e ladeiras. Segundo o nosso guia - que nos reencontrou hoje - Ouro Preto tem aproximadamente 500 repúblicas, e próximo ano esse número aumentará porque foi aprovado pelo MEC o curso de Medicina da UFOP.
Como eu devo ter a cara mais ´turista´ do mundo, não paravam de me abordar para tentar vender pedras. Enfim... consegui escapar e encontrei um senhor vendendo pinturas (desenhos) interessantes que conseguiu me convencer a comprar um, infelizmente para mim, o processo de convencimento inclui contar toda a vida dele e do filho dele que está servindo ao exército e pretende cursar informática também... "é isso aí, eu recomendo!!".
Aí vem a coisa mais bizarra do dia #3: Eu entrei em uma loja de pedras à procura do Cláudio, vi que ele não estava e saí... nisso um sujeito lá de dentro corre até a porta para falar comigo:
ele - você é africano ?
eu - sou.
ele - ahh rapaz, que bom veja se pode me ajudar... eu tenho um amigo que está criando avestruzes, e ele não consegue fazê-los procriar...
eu - ...
ele - tipo, os bichinhos até botam os ovos e tal, mas assim que nascem as aves elas morrem. você faz idéia do que pode ser ?
eu - ...bom...
ele - é que talves vc possa me dar o contato de alguma universidade ou alguma pessoa da área biológica para me dar algumas dicas...
eu - er... bom... tem a Universidade Agostinho Neto lá, mas eu sinceramente não sei se lá tem essa área.
ele - ahh, então pega meu cartão, email, etc. me da um sinal quando pegar as informações.
eu - tabom. tchau.
( Nandi, os mineiros são comunicativos né? :) )

Quando consegui me livrar desse sujeito, fomos na igreja do carmo e numa feira de artesanato. Na igreja não se pode fotografar, na feira não deu para fotografar porque chovia muito e não estava afim de estragar meu cel na chuva.

Quando chegamos no albergue eu descobri que posso usar o computador & Internet aqui (sem abusar) então sentei para escrever. Batendo papo com os donos do lugar e finalmente acabei. Na verdade tinha mais coisas para escrever, fotos para mostrar e vídeos e arquivos de áudio (q eu fiquei o tempo todo com o gravador ligado... mas já enchi o saco de escrever por hoje. Então amanhã, último dia eu escrevo tudo quando chegar no Rio e faço um resumo geral também, colocando todos os vídeos, fotos e o que mais tiver acerca de Ouro Preto e do Simpósio.

Comentários

  1. A ignorancia e um mal que permeia o mundo(texto sem acentuaçao, responsabilidade do Ben :)) )nao tem como fugir, nem em cidades historicas como Ouro Preto, Congonhas e Mariana... Se vc quiser, tem um amigo seu brasileiro, carioca que conhece os melhores roteiros da regiao(vc foi a catedral de Nossa Senhora do Ó, feita pro escravos com dinheiro dos mesmos, aparencia externa pouco significativa e exuberancia em tratamento barroco/rococo em ouro por dentro? Isso sem considerarmos as "Chineauseris" ou chinesis, que sao desenhos com tematicas orientais que se encontram dentro desta e de outras catedrais, adventos da colonizaçao portuguesa em Macau?) Essa sem duvida e uma das mais encantadoras... Principalmente pelo confronto externo/interno. Aproveite a cultura e a arte desta região rica em historia...
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, a culpa da acentuaco ruim eh um bug no codigo do .js (javascript/ajax)... soh funciona bem com UTF-8, iso-8851 da pau, mas outra hora eu explico melhor isso.
    Eu so conheci a igreja de n.s. do carmo por dentro e olhei algumas outras por fora depois vejo os nomes. O ruim eh que eu nao tive tempo de fazer nada. Ontem (dia 3) consegui sair mais cedo (15h) mas chovia o mundo, entao nao deu para fazer muita coisa.
    Uma outra epoca a gente planeia umas andadas por aqui com mais tempo. Viagem a servico num da muito certo.
    abraco

    ResponderExcluir
  3. essas palestras parecem tãão legais!! :-) e quanto ao novo amigo 'comunicativo' vc poderia ter respondido com toda a propriedade de um africano falando de avestruzes que provavelmente é um problema de temperatura... e mandado ele caçar um aborigene australiano no proximo congresso... :-D
    a vida do carinha das pinturas era ao menos interessante?
    ah... se vc por acaso achar uma pedra grande, brilhante, branca/tranparente que a população local costuma chamar de diamante... pode trazer, é minha... perdi da ultima vez que passei por ouro preto! :-p

    ResponderExcluir
  4. muito legais as palestras. no proximo eu te chamo para ir comigo.
    quanto a pedra... eu ate encontrei uma mas, como pensei que vc ja tivesse (e nao tinha perdido) nem pensei em trazer :)
    fala pro teu PC q eu ja vou la pra lhe tratar da saude.

    ResponderExcluir
  5. eu vou, se vc topar assistir umas palestras 'interessantissimas' sobre cirurgia d vias biliares! ;-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Learning everything

Today I came across Liz Krane  on Google Plus - the girl that want's to learn everything. She reminded me of a idea for a project I had (that unfortunately never came out of my brain) that basically consists on a study of what is required in order to make Angola a better country. Basic things like education and related project, not tampered statistics generation, etc. If I remember correctly, the idea was to establish a period (maybe 1 year) and break that in parts so I would attack on problem at time so at the end of that period (year) a proper proposal for a better country could be presented. So, of course, like Liz, I don't know everything... no one does. But the beauty of this is exactly to learn and cross reference with other people about a give subject and try to come to practical  conclusions. In the process teach other people. ...Maybe I revive this idea. Along others I had when I was younger :) You can get more details on Ms. Krane project in her page .

Como a Adobe apoia a pirataria

Eu tentei mesmo me tornar um cidadão honesto das   Internets   e pagar pelos softwares que eu uso como fotógrafo (Adobe   Lightroom   e   Photoshop   principalmente)... mas a Adobe fez da minha vida um inferno. Veja porquê: Primeiro eu esperei o lançamento do Lr4 para pagar logo pela nova versão ao invés de comprar a versão 3 e ter que pagar para fazer o upgrade pra 3 logo em seguida. Como um bom cliente, fui até o site da adobe com o cartão de crédito em riste, pronto para desembolsar (ou desencartar) um dinheiro (US$149,00 para ser mais exato) naquele maravilhoso produto. Faço o  login,  sigo um milhão de links para chegar ate ao ponto de pagamento (aproveitei incluir o Photoshop CS5.1 no carrinho) e bum: Error in Your Order We’re sorry, but a system error occurred.   To complete your purchase immediately, please call Adobe Phone Sales at (800) 585-0774 to place your order, or try  Adobe.com  again. Depois de tentar inutilmente o processo uma tantas vezes, recorri ao bom e ve

Managing your money for free

So... today I took some time to finally decide (at least for the timebeing) between the two major - for me - options for personal financial management: Quicken (paid) and GNUCash (free). GNUCash I have installed and in use for a while and regarding functionality is just great. The problem is just... it is not that good looking. So I gave Quicken a shot . Downloaded a 'trial' version from my favorite usenet repository  and I was ready for the tests. Quicken is nice looking and can generate nice reports - which I like a lot. It has options to plan budgets and other nice little things and can become handy. In fact I was almost opting for Quicken until I realized one little thing missing: it cannot handle transactions with different currencies in the same account; and GNUCash does that like a charm :D. Kudows for the community work. That's it. Free Software 1 x 0 Paid Software :P. And I'm a proud user and supporter of Free Software. Related articles Whats th