Pular para o conteúdo principal

Superman vs Jesus

Algum tempo atrás coloquei aqui o cartaz do novo filme do superman com estreia marcada para Julho.
O teaser já está rolando na internet desde o ano passado e diga-se de passagem, é um excelente teaser. Veja aqui.Ótimo, mas o que Jesus tem a ver com tudo isso ? Vamos por partes.
Como sou um grande fã do superman (pelo que ele representa), fui rapidinho ver o já citado teaser e notei que dessa vez eles deixaram mais em evidência a possível relação que existe entre a história do superman e de Jesus. Primeiro uma descrição do trailler:

Começa com uma voz que se presume ser de Jor-El (pai de Kal-El, o superman), dizendo: "mesmo sabendo que foste criado por seres humanos, você não é um deles" e mostra cena do Clark Kent ainda menino caindo do celeiro e parando no ar antes de se espatifar no chão. Em seguida aparecem cenas da fazenda (em smallville) onde o cara foi criado, aparece a mãe (Martha Kent) olhando aterrorizada os destroços da nave em que o super chegou; depois ele adolescente olhando para os restos da nave guardada no celeiro e em seguida algumas cenas dele "pulando" no campo. Daí passa para algumas cenas em metrópolis... aparece ele no topo do Planeta Diário com a Lois Lane, e sai voando.
Depois vem a melhor parte: várias pessoas paradas na rua olhando para o céu e a voz de Jor-El continua: "eles podem ser um grande povo Kal-El, eu gostaria que assim fosse".
Depois muda pra cena em que o super ta no céu (lonjão) olhando pra Terra. E a voz continua: "Apenas falta a eles a luz para mostrar o caminho. Por essa razão acima de todas, sua (do povo) capacidade para o bem, em te envio a eles... meu único filho". E termina com uma cena muito legal do super voando como um míssil em direção à Terra.

Ahh, é muito legal. Mas voltando ao assunto...O texto de Jor-El que se ouve no teaser foi gravado originalmente na década de 70 (se não me engano) para os primeiros filmes do superman, eles reaproveitaram. Isso só mostra que desde o começoexiste uma associação entre as 2 histórias.
Para quem não conhece nada da Bíblia, veja a semelhança:
"Porque Deus ama o mundo que Ele enviou seu amado Filho, para que quem acreditasse nele não pereça mas tenha vida eterna"

Na verdade isso não é nenhuma novidade, é sabido que os criadores originais do Superman era judeus e usaram suas raízes no personagem que criaram na década de 30. Existe até um site que mostra como o primeiro filme do Superman feito nos anos 70 foi uma representação da Bíblia. Coisas como Martha Kent -> Maria, Jonathan -> José; outro exemplo é que a familia original do Super poderia representar a Santa Trindade com o Pai sendo Jor-EL, o Espírito Santo sendo a mãe (que eu acredito q nunca foi citado o nome dela) e Jesus sendo o próprio Kal-El. Reparem também que em hebreu EL significa Deus (Jor-EL e Kal-EL).
Mais ainda: na história original dos quadrinhos, Kal-El na lingua kriptoniana significava Criança das Estrelas o que sugere uma ligação com a criança da estrela de natal.
Os fatos não param por ai... podem seguir o link acima para mais detalhes.
E essa ligação com a história de Jesus não é exclusividade do Superman. George Lucas (do Star Wars) já falou em várias entrevistas que pode-se entender a história da sua obra (Star Wars) como a batalha épica do Bem contra o Mal em termos bíblicos. Com direito a Messias, diabo, e tudo mais...
Eu achei muito interessante terem trazido isso à tona pelo menos no trailler e espero que no filme também. Talvés ajude as pessoas a verem algo mais do que um cara de pijama azul e capa e cuecas vermelhas por cima da roupa :)
O Super é único entre os super-heróis pelo que ele representa, coisa que está em falta nesses "heróis" modernos. A representação máxima do bem... por mais cafona ou careta que possa parecer. O típico paladino :)
A propósito... o cara que fez esse novo filme do Super é o mesmo que vez os 3 filmes dos XMEN. O cara é bom né...

ps.: Lex Luthor = Lúcifer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Learning everything

Today I came across Liz Krane  on Google Plus - the girl that want's to learn everything. She reminded me of a idea for a project I had (that unfortunately never came out of my brain) that basically consists on a study of what is required in order to make Angola a better country. Basic things like education and related project, not tampered statistics generation, etc. If I remember correctly, the idea was to establish a period (maybe 1 year) and break that in parts so I would attack on problem at time so at the end of that period (year) a proper proposal for a better country could be presented. So, of course, like Liz, I don't know everything... no one does. But the beauty of this is exactly to learn and cross reference with other people about a give subject and try to come to practical  conclusions. In the process teach other people. ...Maybe I revive this idea. Along others I had when I was younger :) You can get more details on Ms. Krane project in her page .

Como a Adobe apoia a pirataria

Eu tentei mesmo me tornar um cidadão honesto das   Internets   e pagar pelos softwares que eu uso como fotógrafo (Adobe   Lightroom   e   Photoshop   principalmente)... mas a Adobe fez da minha vida um inferno. Veja porquê: Primeiro eu esperei o lançamento do Lr4 para pagar logo pela nova versão ao invés de comprar a versão 3 e ter que pagar para fazer o upgrade pra 3 logo em seguida. Como um bom cliente, fui até o site da adobe com o cartão de crédito em riste, pronto para desembolsar (ou desencartar) um dinheiro (US$149,00 para ser mais exato) naquele maravilhoso produto. Faço o  login,  sigo um milhão de links para chegar ate ao ponto de pagamento (aproveitei incluir o Photoshop CS5.1 no carrinho) e bum: Error in Your Order We’re sorry, but a system error occurred.   To complete your purchase immediately, please call Adobe Phone Sales at (800) 585-0774 to place your order, or try  Adobe.com  again. Depois de tentar inutilmente o processo uma tantas vezes, recorri ao bom e ve

Managing your money for free

So... today I took some time to finally decide (at least for the timebeing) between the two major - for me - options for personal financial management: Quicken (paid) and GNUCash (free). GNUCash I have installed and in use for a while and regarding functionality is just great. The problem is just... it is not that good looking. So I gave Quicken a shot . Downloaded a 'trial' version from my favorite usenet repository  and I was ready for the tests. Quicken is nice looking and can generate nice reports - which I like a lot. It has options to plan budgets and other nice little things and can become handy. In fact I was almost opting for Quicken until I realized one little thing missing: it cannot handle transactions with different currencies in the same account; and GNUCash does that like a charm :D. Kudows for the community work. That's it. Free Software 1 x 0 Paid Software :P. And I'm a proud user and supporter of Free Software. Related articles Whats th